Cresça o tráfego no seu funil

Como enviar dados da UTM para a próxima página

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gustavo Anverze

Espero que esse conteúdo ajude você de alguma forma!

Se você usa UTMs nos seus links, já deve ter percebido que elas não vão automaticamente para uma próxima página, independentemente se for uma página do seu próprio site ou de um site terceiro.

Para que você não perca esses dados, você precisa usar os dados dessas UTMs do link de cada usuário e adicionar dinamicamente em todos os botões de ação de sua página de vendas.

A forma mais fácil de fazer isso é através de um script (em Javascript) adicionado pelo Google Tag Manager (GTM).

Caso você ainda não tenha criado nada pelo GTM, poderá seguir este guia para ter as orientações iniciais.

Após fazer as configurações iniciais, precisaremos apenas criar um acionador e uma tag no GTM e o script já funcionará em sua página de vendas!

Criação do acionador para os botões da página de vendas

A criação em si do acionador é simples e feita de forma parecida ao guia de configurações iniciais.

No painel do seu contêiner no GTM, basta você ir até Acionadores e, em seguida, em Novo.

Ao clicar em Novo, você deverá clicar em “Escolher um tipo de acionador” e, em seguida, escolher a opção de Clique “Apenas links”.

Agora selecione que o acionador deverá ser acionado apenas em Alguns cliques em links.

Na primeira regra, escolha Click Text no primeiro campo, contém no segundo e, no terceiro campo, coloque um pedaço do texto que represente os botões que você quer rastrear.

OBS: caso você não tenha a opção de Click Text ainda, deverá adicionar essa variável seguindo os passos da GIF abaixo.

Adicione uma nova regra para Page URL contém um pedaço do link da sua página de vendas.

A GIF abaixo ilustra esses passos de forma mais visual.

Com isso, você já consegue adicionar eventos ou script diretamente nos botões de CTA da sua página, então podemos seguir para o script em si!

Criação da tag para adicionar o script

Para criar a tag contendo o script, é bem mais fácil.

Basta ir até Tag e clicar em Nova. Na nova tela, basta selecionar HTML Personalizado como tipo de tag, copiar o script abaixo e colar na caixa de HTML dessa tag:

<script>
    (function () {
        const utmParamQueryString = new URLSearchParams(window.location.search);

        if (utmParamQueryString.toString()) {
            var navLinks = document.querySelectorAll('a');

            navLinks.forEach(function (item) {
                if (item.href.indexOf('?') === -1) {
                    item.href += '?' + utmParamQueryString.toString();
                } else {
                    item.href += '&' + utmParamQueryString.toString();
                }
            });
        }
    })();
</script>

Em acionamento, selecione o acionador que você criou na etapa anterior.

Sua tag deve estar parecida com a imagem abaixo.

Com isso, basta clicar em Salvar e enviar suas alterações para seu site, clicando em Enviar na tela inicial do GTM.

Agora, quando alguém acessar a sua página de vendas com alguma UTM, esse script irá identifica-las e adicionar ao final do link dos seus botões, dinamicamente!

Caso você tenha alguma dúvida, não hesite em me perguntar pelos comentários aqui abaixo.

Até mais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Gestor de tráfego e programador, apaixonado por viajar. Compartilho algumas dicas para que você consiga melhorar seu tráfego, seus sites e seus funis de venda!
Posts Relacionados

Posts Populares

Você quer mais tráfego?

Então clique no botão abaixo, selecione uma opção, e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.