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Hierarquia de públicos no Facebook Ads

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Gustavo Anverze

Espero que esse conteúdo ajude você de alguma forma!

Se você está no marketing digital há algum tempo, já deve ter ouvido falar em hierarquia de públicos, mas ainda não faz ideia do que seja e nem como criar a sua.

Este guia é para te ajudar a entender exatamente isso!

Você pode estar gastando o dobro para mostrar seu anúncio para uma mesma pessoa por ela fazer parte de mais de 1 público na sua estrutura. Isso acontece por conta da sobreposição de públicos.

E qual o real problema nisso?

Bom, quando você usa os públicos dentro dos conjuntos de anúncios, é muito possível que algumas pessoas façam parte de mais de um público que você pretenda usar nesses conjuntos, o que fará com que seus anúncios sejam mostrados em desordem e apareçam mais vezes do que o esperado para essas mesmas pessoas, causando um gasto desnecessário e incomodando bastante quem recebe esses anúncios com frequência.

Mas como resolver isso? Fazendo uma hierarquização dos públicos dentro da campanha!

Vamos supor que você tenha 3 públicos com 4 pessoas no total:

  • Público de e-mail marketing: Bruna, Gustavo
  • Público de engajamento Instagram: Bruna, Gustavo, Maria, José
  • Público que viu a página de vendas: Gustavo, Maria, João

Perceba que o Gustavo faz parte dos 3 públicos então, digamos que eu crie minha estrutura de públicos assim:

00 – viu a página de vendas 

00 – e-mail marketing

00 – engajamento Instagram 

A única pessoa que não veria meus anúncios repetidos seria o João, que pertence apenas ao público que visitou a página de vendas. Os outros poderão ver os meus anúncios repetidamente, de forma desnecessária.

Para aplicar a hierarquia de públicos da forma correta, você deve fazer a exclusão do público menor dentro do público maior, e isso você consegue fazer dentro do conjunto de anúncios.

O conjunto de anúncios 00 deve ser criado usando o menor e mais qualificado público que você tem, normalmente é um público com menos usuários comparado aos próximos. Então, crie esse conjunto de anúncios primeiro.Em seguida, você pode duplicar o conjunto 00 e alterar o número no nome do novo conjunto para 01. Além disso, coloque o público usado no primeiro conjunto como Excluídos (não aperte no X, mas sim na setinha e mande Excluir). A imagem abaixo demonstra a exclusão.

Agora adicione o novo público da sua hierarquia no lugar onde estava o público anterior, para mostrar os anúncios deste conjunto apenas para as pessoas que estão nesse público e não estejam no anterior (que agora está na seção de excluídos).

Depois, você deve duplicar o conjunto 01 e alterar o número no nome do novo para 02. Dessa vez você deve manter aquele primeiro público excluído e excluir o que foi usado no conjunto 01 também, mantendo 2 públicos na seção de excluídos.

E novamente, adicione o seu próximo público da hierarquia, que será maior e mais frio do que os anteriores.

Visualmente, sua estrutura de conjuntos de anúncios estará mais ou menos assim:

00
01 menos 00
02 menos 01 menos 00

Quando não se preocupar com a sobreposição de públicos?

Em alguns casos, você não precisará se preocupar com a sobreposição dos públicos:

1- Públicos muito pequenos: caso você tenha dois públicos muito pequenos, podem ocupar o mesmo grau na hierarquia.

2- Entre públicos totalmente frios: dois públicos semelhantes, por exemplo, não devem se excluir entre si.

3- Se a campanha estiver gastando muito menos do que a verba diária

4- Se você deseja testar diferentes estruturas de campanhas

5- Se a verba diária é baixa – entre 6 a 12 reais

Mas sempre fique atento nisto e evite ao máximo usar dois públicos parecidos sem excluir o menor deles dentro do maior, isso pode ajudar no Custo Por Mil Impressões.

Caso você tenha alguma dúvida, não hesite em me perguntar pelos comentários aqui abaixo.

Até mais!

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Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Gestor de tráfego e programador, apaixonado por viajar. Compartilho algumas dicas para que você consiga melhorar seu tráfego, seus sites e seus funis de venda!
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