Cresça o tráfego no seu funil

Como instalar o Pixel do Facebook pelo Google Tag Manager

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gustavo Anverze

Espero que esse conteúdo ajude você de alguma forma!

Neste guia você vai entender como instalar eventos personalizados do Pixel do Facebook nas páginas do seu site.

Para seguir este guia, é necessário que você já tenha feito as configurações iniciais do seu Google Tag Manager (GTM) então, caso ainda não tenha feito, basta seguir este guia.

O guia que mencionei acima, aborda até a parte de instalação do evento de PageView em todas as páginas do site.

Então, partiremos aqui tendo em mente que você já possui essa tag inicial configurada corretamente.

Tendo as configurações iniciais feitas, podemos partir diretamente para a criação do acionador para um evento personalizado do Pixel.

Simularemos a criação de um evento personalizado para leads de um lançamento, então iremos adicionar a tag à página de obrigado.

Criando acionador segmentado

Vá até a página de Acionadores no seu contêiner do GTM e clique em Novo.

Google Tag Manager - Acionador

Ao abrir a tela, clique no quadrado de Configuração do acionador para ver as opções disponíveis e selecione Exibição de página.

Como o evento personalizado deverá ser acionado apenas quando existir uma visualização da página de obrigado, deveremos colocar esta regra no acionador.

Neste caso selecione a opção Algumas exibições de página. Você verá que aparecerão mais algumas opções abaixo, selecione Page URL no primeiro campo, contém no segundo e no terceiro campo coloque um pedaço na sua URL.

Por exemplo, se sua URL da página de obrigado é https://meusite.com.br/obrigado, você poderá colocar “/obrigado” neste campo, sem a necessidade da URL inteira.

Sua configuração deve ficar parecida com a da imagem abaixo.

Google Tag Manager - Acionador

Com isso, basta salvar o acionador para seguirmos para a criação da tag!

Criando tag para evento personalizado

Estando com o acionador criado, poderemos seguir para a criação da tag, contendo o evento personalizado.

Para isto, vá até a página de Tags no seu GTM e clique em Nova.

Google Tag Manager - Tag

Ao abrir a tela, clique no quadrado da Configuração da tag e, nas opções que aparecerem, selecione a opção de HTML Personalizado.

Diferentemente da instalação completa do Pixel, aqui você não precisará colocar todas aquelas linhas de código.

Agora você precisa apenas de 3 linhas, como no exemplo da imagem.

Como o pixel já é carregado em todo o site (como configuramos no outro guia), agora é necessário chamar apenas a função responsável pela criação do evento em si, que é esta abaixo.

<script>
     fbq('trackCustom', 'Lead');
</script>

Fazendo desta forma, o GTM poderá processar menos linhas de código sempre que seu site for carregado, fazendo com que suas páginas ganhem um pouco de desempenho.

Agora, basta selecionar o acionador da página de obrigado e nomear sua tag, ela deverá estar parecida com a da imagem abaixo.

Google Tag Manager - Tag

Salve sua tag e, caso precise criar mais algum evento personalizado, basta seguir os passos de criação do acionador e também da Tag até criar todos os eventos necessários para o seu caso.

Quando finalizar a criação dos eventos, basta enviar as alterações para o seu site clicando em Enviar, na tela inicial do seu contêiner.

Google Tag Manager - Publicar

Espero que este guia te ajude a criar seus eventos personalizados usando o Google Tag Manager e, caso tenha alguma dúvida, não exite em comentar aqui embaixo.

Até mais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Gestor de tráfego e programador, apaixonado por viajar. Compartilho algumas dicas para que você consiga melhorar seu tráfego, seus sites e seus funis de venda!
Posts Relacionados

Posts Populares

Você quer mais tráfego?

Então clique no botão abaixo, selecione uma opção, e vamos conversar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.