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Requisitos e o que precisa ser feito para iniciar com os anúncios

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Gustavo Anverze

Espero que esse conteúdo ajude você de alguma forma!

Aqui você encontrará os primeiros passos para começar a anunciar no Facebook e no Instagram.

Existem alguns pré-requisitos que você precisará atender e, se ainda não atender, basta seguir este tutorial.

Passos a serem seguidos para atender aos requisitos

  1. Perfil pessoal no Facebook
  2. Página comercial do seu negócio no Facebook
  3. Perfil comercial no Instagram
  4. Vincular a conta do Instagram com a página do Facebook
  5. Criar Gerenciador de Negócios
  6. Adicionar página do Facebook ao Gerenciador
  7. Adicionar perfil do Instagram ao Gerenciador
  8. Adicionar forma de pagamento
  9. Criar Conta de anúncios
  10. Preencher informações da empresa
  11. Criar Pixel
  12. Adicionar Gestor de Tráfego

1. Perfil pessoal no Facebook

Esta etapa é a mais fácil e você muito provavelmente já possui alguma conta pessoal no Facebook.

Mas caso ainda não tenha, basta acessar o Facebook, clicando aqui, e clicar no botão para Criar uma nova conta:

Em seguida, ele abrirá uma pequena janela para você informar alguns dados pessoais, basta preencher e clicar em Cadastre-se.

2. Página comercial do seu negócio no Facebook

Tendo seu acesso ao perfil pessoal no Facebook, agora é hora de criar uma página para seu negócio.

Ao entrar no seu perfil, você verá o simbolo de um + no canto superior direito do site, clique nele e em seguida, clique em Páginas.

Ao clicar, você irá será redirecionado para a criação da sua página. Agora basta você informar o nome dela (pode ser igual da sua empresa), o nicho de atuação e uma breve descrição. Em seguida, pode clicar em Criar Página.

Na tela seguinte, basta adicionar uma foto de perfil e de capa (se desejar) e clicar em salvar.

Pronto, sua página comercial no Facebook está criada!

3. Perfil comercial no Instagram

Se você ainda não tiver uma conta no Instagram, é bem rápido de criar a partir do seu perfil do Facebook.

Basta acessar o site do Instagram, clicando aqui, ou baixando o app na loja de aplicativos do seu celular, e clicar em Cadastre-se.

Em seguida, você pode informar seus dados ou então apenas clicar em Entrar com o Facebook.

Agora basta você adicionar uma foto de perfil, uma boa descrição e começar a fazer suas postagens!

Também é necessário transformar esse perfil em comercial. Para isso, o próprio Instagram tem um passo a passo detalhado, basta clicar aqui para acessar.

OBS: a vantagem do perfil comercial é poder usar o público de pessoas que já interagiram com o seu perfil algum dia. Assim, se você quiser distribuir algum conteúdo apenas para quem já interagiu contigo, isso é possível. Coisa que não acontece com um perfil de criador de conteúdo.

E aqui tem um mini-curso do Facebook sobre o Instagram para empresas: Como usar o Instagram para sua empresa

4. Vincular a conta do Instagram com a página do Facebook

Para vincular sua conta do Instagram com a sua página comercial do Facebook, basta você acessar seu perfil pessoal do face e ir até suas páginas, clicando no ícone no canto superior da página ou clicando aqui para ir direto e clique na página que você criou.

Ao clicar na sua página, você verá um menu parecido com o da imagem abaixo, basta clicar em Configurações e, em seguida, clique em Instagram.

Agora, basta clicar em Conectar Conta, escolher a sua conta do Instagram e confirmar.

Com todos os passos acima criados, agora vamos à criação de estrutura para começar a anunciar.

5. Criar Gerenciador de Negócios

Como a etapa do Gerenciador de Negócios exige uns passos a mais, criei um post espeficico para a criação dele, onde serão criados 2 contas. Uma delas servirá como um backup (proprietária dos ativos importantes) e a outra será a conta para criar os anúncios.

Para acessar o post, basta clicar aqui: Criar uma nova conta no Gerenciador de Negócios do Facebook

6. Adicionar página do Facebook ao Gerenciador

Agora você provavelmente estará nesta página e vendo a tela abaixo, clique em Mais Ferramentas e, em seguida, em Configurações de Negócio.

Você irá para a página onde são feitas a maioria das configurações do seu Gerenciador de Negócios.

Agora clique em Páginas e, em seguida, Adicionar uma Página.

Será aberta uma nova pop-up para você informar a URL (link) ou o nome da sua página criada anteriormente.

Conforme você for escrevendo, o Facebook já irá sugerir a página criada com seu usuário na primeira posição, basta clicar nela e deverá ficar num formato parecido com o abaixo.

Agora basta clicar em Adicionar Página para completar esta etapa.

7. Adicionar perfil do Instagram ao Gerenciador

Para vincular o Instagram com o Gerenciador de Negócios é um processo tão simples quanto o anterior.

Estando no seu Gerenciador de Negócios, basta ir até Contas do Instagram e clicar em Adicionar.

Aparecerá uma pop-up pedindo para você informar sua conta do Instagram, basta clicar em Conectar sua conta do Instagram, informar seu usuário, senha e confirmar.

Se aparecer a tela abaixo, basta clicar em concluir.

Se você estiver vendo uma página parecida com a abaixo, então deu tudo certo e podemos prosseguir!

8. Adicionar forma de pagamento

Existe a opção de adicionar uma forma de pagamento diretamente na Conta de Anúncios, mas o ideal é adicionar no Gerenciador de Negócios e então, usar essa forma de pagamento na Conta de Anúncios.

É o que vamos fazer agora.

Vá até Formas de pagamento e clique em Adicionar forma de pagamento.

Aparecerá um pop-up, apenas confira se com o país e moeda corretos e clique em Continuar.

OBS: caso apareça opção de boleto para você, apenas a ignore. Se você escolher boleto, nunca conseguirá adicionar um cartão de crédito futuramente, mas se você selecionar um cartão agora, futuramente será liberada a opção de adicionar pagamentos por boleto também.

Agora basta você informar seus dados do cartão de crédito e clicar em Continuar.

Basta aguardar que o Facebook verifique os dados e, se o cartão for aceito, você já verá ele adicionado na sua conta.

9. Criar Conta de anúncios

Aqui também é um processo bem fácil de ser executado.

Basta ir até Contas de Anúncios, clicar em Adicionar e em seguida Criar uma nova conta de anúncios (última opção).

Aparecerá um pop-up parecido com o abaixo. Basta informar o nome desta conta de anúncios, que pode ser o nome da sua empresa seguido de um “- anúncios” para facilitar futuramente.

O ponto de atenção aqui é na moeda.

Assim que o pop-up é aberto, ele vem com a moeda Dólar como padrão.

É IMPORTANTÍSSIMO que você mude para BRL – Real brasileiro para que as cobranças já venham na nossa moeda.

Se você deixar em Dólar (não é possível trocar futuramente), todas as cobranças virão em Dólar e serão convertidas pelo próprio banco, podendo ter custos normais por essa conversão de moeda.

Tendo feito as configurações, clique em Avançar.

Será mostrado um novo pop-up, aqui basta você selecionar a primeira opção e clicar em Criar.

Agora você verá a tela de permissões, basta marcar o seu próprio nome, ativar a permissão de gerente da conta e clicar em Atribuir.

Se você ver a tela abaixo, significa que a sua Conta de Anúncios foi criada corretamente!

Como a forma de pagamento já foi adicionada ao Gerenciador de Negócios, basta importar a forma de pagamento para a Conta de Anúncio criada. Então clique em Adicionar informações de pagamento.

Agora basta você selecionar a opção Forma de pagamento do Gerenciador de Negócios, clicar em Avançar, na tela seguinte selecionar seu cartão e clicar em Tornar principal.

Basta aguardar a verificação do Facebook e muito provavelmente você verá a tela abaixo com a confirmação que o cartão foi adicionado com sucesso e um campo para você preencher seu CPF/CNPJ.

Assim que preencher, serão apresentados novos campos para preenchimento com seus dados pessoais ou da empresa, preencha todos eles e clique em Salvar.

Pronto! Agora sua Conta de Anúncios está criada e já disponível para criar campanhas.

10. Preencher informações da empresa

Aqui não tem muito segredo, basta você preencher a maior quantidade de informações possível.

Quanto mais campos estiverem preenchidos, mais segurança sua conta terá contra bloqueios do Facebook, pois ele considerará sua empresa mais séria.

Para preencher essas informações, basta ir até Informações da empresa e clicar nos botões Editar.

Selecione também para que todos com acesso à sua conta precisem ter a autenticação de dois fatores ativada. Isso serve para sua própria segurança contra possíveis invasões indesejadas.

11. Criar Pixel

Essa etapa é necessária apenas se você tem algum site de qualquer tipo (página de vendas/captura, blog, e-commerce, etc).

O Pixel serve basicamente para monitorar o comportamento dos usuários dentro do seu site e enviar essas informações de volta para o Facebook.

Com ela, podemos criar públicos de pessoas que visitaram a página e enviar um anúncio especificamente para essas pessoas futuramente. Além de poder solicitar que o Facebook encontre outras pessoas que sejam parecidas com as pessoas que visitaram seu site, o famoso Look a Like.

Para criar o Pixel, vá até Fontes de dados > Pixels e clique em Adicionar.

O nome do Pixel já virá preenchido com uma sugestão, que você pode manter ou alterar.

No campo abaixo, basta informar a URL do seu site e clicar em Continuar.

Você verá a tela abaixo, basta clicar na primeira opção para continuar trabalhando no seu Gerenciador de Negócios ou então na segunda opção para adicionar os scripts no seu site (futuramente farei um tutorial para esta etapa).

12. Adicionar Gestor de Tráfego

Se você optar por terceirizar a parte de anúncios e contratar alguém para fazer esse serviço como Gestor de Tráfego, você precisará adicionar essa pessoa no seu Gerenciador de Negócios e ceder as permissões para ele.

Para isso, basta ir em Usuários > Pessoas e clicar em Adicionar.

No pop-up que abrir, informe o e-mail da pessoa que cuidará do seu tráfego (se for eu, meu e-mail é gustavo.anverze@hotmail.com), ative a permissão de Administrador e clique em Mostrar opções avançadas para selecionar apenas a opção de desenvolvedor, em seguida clique em avançar.

Nessa próxima etapa, você deverá dar acesso de administrador à sua Página do Facebook, sua Conta de Anúncios e também ao seu Pixel, conforme imagens abaixo. Em seguida, clique em Convidar.

Você verá a tela abaixo, agora basta aguardar o Gestor aceitar e criar as suas campanhas de anúncios!

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Gustavo Anverze
Gustavo Anverze
Gestor de tráfego e programador, apaixonado por viajar. Compartilho algumas dicas para que você consiga melhorar seu tráfego, seus sites e seus funis de venda!
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